2ª Via de Boleto
DIGITE
Usuário: CNPJ da sua empresa
Senha: Raiz do CNPJ
(8 primeiros números)

Blog da Guaranita

Stella McCartney: uma estilista do futuro

05 de abril de 2019

Sabe aquela pessoa que você tem como exemplo? Assim é a Stella McCartney, uma de nossas estilistas favoritas. Muito, mas muito mais do que ser apenas um rostinho bonito ela conseguiu o respeito do mundo da moda totalmente apoiada no próprio talento. Tendo inclusive de lidar com o preconceito de quem achava que ela só se destacava por ser filha do Beatle Paul McCartney.

 

 


Reprodução VegNews

Stella McCartney, pioneira em levar a filosofia sustentável às passarelas

 

 

Aos 46 anos, vegana convicta e mãe de quatro filhos lindos, ela consegue levar para suas coleções os valores e preceitos que tangem sua vida, isto é, a busca por um mundo mais justo e sustentável. Desde o início da carreira – quando ainda recém-formada na prestigiada escola de moda Saint Martins, em Londres, foi chamada para dirigir a grife Chloe – ela lutava para introduzir materiais ecológicos e que agredissem ao mínimo a natureza na confecção. E chegou a recusar uma oferta de trabalho na Gucci por não aceitar trabalhar com peles e couro animal.

Mas a casa italiana queria muito tê-la por perto e acabou ajudando-a lançar sua própria marca em 2001. Parceria encerrada no ano passado, quando Stella assumiu 100% de controle da empresa. Na prática, o que se pode esperar é que a busca por soluções para uma moda o mais sustentável possível ganhe cada vez mais força em seu ateliê. Não à toa o convite de sua última coleção desfilada em Paris trazia o aviso: “Verde é o novo preto”.

 

 


Reprodução
Vogue

A coleção mais recente da estilista veio recheada de peças de viscose sustentável
e algodão orgânico trabalhados com a técnica de tingimento tie-dye.

 

 

Na passarela, uma dose cavalar do que já se via pipocando nos anos anteriores. Peças feitas com algodão 100% orgânico, jérsey de viscose produzido apenas com árvores certificadas de áreas de manejo sustentável, couro vegetal, cashemere trançado com sobras de lã que seriam descartadas e muito tie-dye, combinando a técnica milenar de tingimento à tecnologia para reduzir o impacto na natureza.

“O desafio é muito grande, mas é importante ter convicções e ir em frente. Seria incrível se não tivesse que lutar com isso e pudesse voltar a ser apenas uma estilista, mas moda para mim é sobre mudanças e ir para frente. Para ser moderno você precisa pensar em como fabrica, como trata as pessoas com que trabalha e o planeta em que vive”, disse ela em entrevista à jornalista Lilian Pace.

 

 


Reprodução Vogue

O tie-dye é uma constante nas coleções de Stella, que alia a técnica milenar
à tecnologia para reduzir o impacto do tingimento no meio ambiente.

 

 

E ela não se restringe a levar essa bandeira a seu público cativo. Apoiadora da economia circular e colaborativa na moda, já fez inúmeras parcerias de sucesso com marcas como H&M, C&A, Adidas – para quem já assina linhas esportivas há 10 anos, incluindo um tênis vegano lançado recentemente em parceria com a Parley Ocean Plastic, feito apenas com poliéster reciclado –, Ellen MacArthur Foundation, com quem lançou um óculos produzido com bio-acetato, entre muitas outras iniciativas.

Quem quiser acompanhar as novidades pode ficar de olho na página de sustentabilidade da marca (em inglês), que apresenta, inclusive as metas e atitudes para se tornar, até 2020 uma marca totalmente livre de resíduos. Admirável.
 

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO