2ª Via de Boleto
DIGITE
Usuário: CNPJ da sua empresa
Senha: Raiz do CNPJ
(8 primeiros números)

Blog da Guaranita

Corantes Guarany no desfile Lino Villaventura durante a 54ª Ed. do SPFW

12 de dezembro de 2022

 

Estivemos presentes na 54ª edição da São Paulo Fashion Week - para prestigiar o desfile de um grande amigo e parceiro de longa data da Guarany, o estilista Lino Villaventura, com sua coleção Spring/Summer 2023.

 

Lino Villaventura é um autodidata no mundo da moda e nosso parceiro há mais de 30 anos e, usa os nossos corantes em suas peças com a mais incrível criatividade e sofisticação, que vai desde os tecidos das roupas até seus acessórios e calçados. Ele é considerado um dos estilistas de mais alto padrão no mundo da moda, vestindo desde atrizes famosas até princesas e rainhas.

 

Esse ano, não poderia ser diferente, seu desfile trouxe uma mistura mística na inspiração das peças e do visual geral da apresentação, com modelos trajados como vikings e elfos. Como disse João Perassolo, do jornal Folha de São Paulo, “Os modelos de Lino Villaventura parecem ter saído de um mundo encantado ou de um conto de fadas.”, e isso pudemos ver desde as peças em branco, passando pela explosão de cores, até o preto, tudo composto por tramas, bordados, nervuras encorpadas e costuras coloridas e geométricas.

 

As tendências que pudemos ver na passarela mostram um lado abstrato, que podemos trazer ao nosso dia a dia. As nervuras apresentadas nas peças se mostram inspiradas em trajes elegantes da antiguidade, mas elas surgem com diversos formatos geométricos. São linhas retas, losangos, quadrados e círculos, trazendo toda a elegância da exclusividade da marca por serem uma reinvenção da inspiração na antiguidade. Podemos identificar também a sobreposição de texturas e acessórios, com linhas verticais sobre horizontais e hexagonais, sejam com tonalidades que vão do preto ao colorido - para trazer vida - e ainda mais sofisticação. Foram apresentadas propostas que formam uma paleta de cores completas, desde o branco e o preto básicos e tradicionais tem detalhes além das nervuras, como paetês foscos na mesma cor ou tons de dourado, prata e bronze, que levam requinte, dignas de um brilho extra a quem as usar. As cores trazem a composição de um buquê florido para a primavera e tons alaranjados como o sol do verão. Já no mundo dos calçados, são produzidos conceitos para ter a peça-chave para completar o look, sejam chinelos estilizados até sandálias com pedrarias.

 

Em suma, as peças fogem do “basiquinho”, uma simples camiseta ganha status de roupa de festa. As peças são feitas a mão com esses detalhes citados, o que as tornam ainda mais exclusivas e merecedoras de aplausos de pé. Sejam utilizadas em dias comuns no trabalho, passeio e até em festas  os looks apresentados abrem um leque de utilizações, onde a mesma peça pode ser usada em qualquer ocasião, mantendo bem vestido quem usar.

 

Sobre a história dessas obras de arte, desde suas criações até seus desfiles, ela pode ser explicada na voz do próprio estilista que, em seu site, retrata a seu processo criativo desde sua primeira peça que, como ele mesmo diz, “Não conseguiria fazer nada muito simples. Desde a primeira peça que criei, há mais de 20 anos, é o trabalho artesanal que faz com que as pessoas reconheçam minha assinatura.”

 

A primeira criação de Lino foi um colete que, nos anos 70, deu de presente para a Inez, na época sua namorada e hoje mulher. Mesmo sem entender nada de moda, ele adorava criar. Isso prova a importância dada às peças e a entrega de exclusividade conquistada com seu estilo artesanal, a todos que possuem um produto feito pelo estilista. Ainda sobre a costura da primeira peça, que foi confeccionada em saco de trigo, ele revela “Na época, saco de trigo era de algodão puro. Comprei, tingi, fiz um degradê e comecei a trabalhar a peça com barbante. Ficou lindo. Todo mundo amou e começou a pedir. Assim começou.” Além disso, em 1989 ele foi escolhido pelo Itamaraty para representar o Brasil na feira de moda World Trade Fashion Fair, no Japão.

 

Os desfiles de Lino são sempre verdadeiras obras de arte misturadas com ar teatral, afinal cada peça exposta nas passarelas, servem como referência e base para os espectadores trazerem para seu cotidiano a beleza vista. Isso faz com que as pessoas possam se vestir com a mesma elegância interpretada a cada passo dos modelos e assim, espalhar tendências para o mundo.

 

E é por toda essa trajetória incrível que somos muito felizes de Lino Villaventura sempre utilizar os Corantes Guarany em suas criações. Ver que ainda hoje ele continua inovando e trazendo toda a exclusividade às suas peças, fazendo de seus desfiles uma verdadeira obra de arte. Nos deixa orgulhosos saber que uma parte de toda a sua inspiração e criatividade é construída com as possibilidades que nossos corantes permitem levar à moda.

 

Os looks da 54ª. edição da SPFW, aos olhos do estilista, entregam o melhor do Brasil para o mundo, com conceitos elegantes, muita brasilidade e as cores da Guarany. 

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO