2ª Via de Boleto
DIGITE
Usuário: CNPJ da sua empresa
Senha: Raiz do CNPJ
(8 primeiros números)

Blog da Guaranita

Mariana Pellicari, do Roupa Livre, fala sobre consumo consciente e responsável

16 de outubro de 2018

Você que acompanha o nosso blog já está cansado de saber que a indústria de moda é uma das que mais poluem no mundo e uma das que tem mais trabalhadores em condições de escravidão, e que, por isso, é tão importante consumir de forma consciente. Mas isso não significa apenas repensar o que compramos e o que descartamos, mas ficar atento a todo o ciclo de vida dos produtos. “A gente precisa se responsabilizar individualmente tanto pelo processo de produção, quanto pelo melhor aproveitamento da peça enquanto está com a gente e quando ela não é mais nossa”, lembra a ex-publicitária Mariana Pellicari, fundadora do projeto Roupa Livre, um estúdio que cria soluções para um mundo que já tem roupa demais.

 

 


Reprodução Roupa Livre

Mariana Pellicari e um dos bazares de troca promovidos pelo projeto Roupa Livre
 

 

Nascido há quatro anos para ser um evento pontual onde as pessoas pudessem trocar, remendar e transformar peças usadas, o Roupa Livre se tornou muito, mas muito mais que isso. É uma verdadeira plataforma inspiracional e de suporte para quem quer abraçar a causa e contribuir para um mundo melhor.

 

 


Reprodução Roupa Livre

O app e um dos livros do projeto Roupa Livre que ajudam a se livrar de forma
consciente das roupas que você não quer mais

 

 


 

 


Ao longo desse período o Roupa Livre já organizou mais de 60 eventos pelo Brasil com o mesmo propósito do primeiro, deu diversos cursos e consultorias para grupos, pessoas e marcas que queriam saber como ajudar nessa transformação de consciência, e criou um aplicativo com mais de 20 mil inscritos para facilitar a troca de roupa por qualquer pessoa em qualquer momento e lugar. Uma espécie de Tinder das roupas! E não para por aí.

 

A Mari também escreveu e-books sobre como estender a vida útil das roupas, o que fazer quando elas não fazem mais sentido no seu guarda-roupa e como todas estas atitudes causam um impacto positivo na sua vida e melhoram nossa relação com o planeta, e abastece frequentemente o site e as redes sociais do Roupa Livre com ideias, projetos e gente bacana que pode nos inspirar e ajudar a reduzir o impacto da indústria têxtil no mundo.

 

 


Reprodução Roupa Livre
Alinhar, uma das iniciativas inspiradoras apresentadas no site do Roupa Livre, que serve como hub de conteúdo e
caminhos possíveis para multiplicar o conceito de consumo consciente e sobrevida às roupas.

 

 

Batemos um papo com ela para saber mais sobre o projeto e como podemos multiplicar essa ideia.
 

- Quais as dificuldades existentes para que o consumo consciente ganhe corpo no Brasil?


Mariana Pellicari: A gente fala muito só de como a gente compra, mas um consumo consciente deveria abranger da produção ao descarte. No Brasil, muitas pessoas já lidam com as suas roupas, compartilham com pessoas próximas, remendam, costuram. O que falta é falar disso como uma opção tão sedutora, válida e importante quanto a compra de uma peça nova. Mas a consciência está crescendo. Lembro que nas primeiras oficinas que oferecemos tivemos apenas uma ou duas pessoas interessadas, agora, a gente vê marcas querendo falar sobre isso. Acho que contribuímos para trazer esse assunto à tona.
 

- Qual a importância do upciclyng nesse processo?


Mariana Pellicari: O upciclyng é apenas uma das técnicas que pode ser usada para fazer uma peça durar mais e assim fazer bom uso dos recursos tanto ambientais quanto humanos que já foram utilizados na produção.
 

- Mas muitas pessoas ainda têm preconceito de usar uma roupa reformada.


Mariana Pellicari: O preconceito se dilui quando você começa a mostrar como é legal e divertido transformar uma roupa usada em outra nova. Você não precisa se vestir mal só porque remendou uma roupa. Dá pra fazer de formas muito incríveis. É preciso disseminar esse conceito para mostrar que ele pode ser tão bacana quanto comprar algo novo na loja.
 

- O que falta para espalhar mais essa ideia?


Mariana Pellicari: É preciso proporcionar oportunidades para as pessoas trocarem e colocarem a mão na massa para consertar, reformar e transformar as roupas. Damos consultorias para que outras pessoas que queiram fazer isso ao redor do Brasil consigam espalhar essa ideia livremente. A gente torce para que iniciativas desse tipo se multipliquem. As pessoas precisam se mobilizar e se conectar com pessoas da sua redondeza para fazer o mesmo. O que faltam são espaços tão sedutores quanto um shopping que se dedique a falar desse tipo de consumo.
 

- Há dois anos você lançou um aplicativo do Roupa Livre. Como está esse projeto?


Mariana Pellicari: O aplicativo foi uma das iniciativas do Roupa Livre, assim como os encontros presenciais, para criar uma solução que facilite a troca de roupas em qualquer momento e em qualquer lugar. Ele foi feito com financiamento coletivo e recentemente fizemos outra campanha que arrecadou parte do dinheiro para fazer melhorias no sistema. Até o fim do ano esperamos ter uma nova versão, com mais funcionalidades, que facilite ainda mais as trocas entre pessoas que estão perto e talvez você nem saiba.

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO